04 de outubro de 2011

“Guardian Heroes” será relançado e remasterizado para Xbox 360: saiba por que baixar

Por: POP Games

Relembrar os últimos dias da Sega não é fácil. Aqueles que resolveram seguir lealmente a marca desde a época do Master System e investiram em um Sega Saturn (dizendo “não” ao Nintendo 64) ficaram sem palavras quando a Sega anunciou que pararia de lançar jogos a fim de o console para priorizar o Dreamcast para, pouco tempo depois, fecharem de vez as portas ao mercado de jogos. Poucos são aqueles que se lembram de games memoráveis da era Saturn (como “Nights” e “Panzer Dragon”) e muitos nem sequer sabem que um dos melhores títulos ao estilo beat ’em up foi lançado neste console. 

Lançado em 1996, “Guardian Heroes” (da Treasure, que criou sucessos como “Bleach: The Blade of Fate”) se aproveitou do melhor da interface 2D que o Saturn oferecia e criou um jogo de luta ao estilo “Streets of Rage” (clássico do Mega Drive), com gráficos simples (já que pouco usou os efeitos 3D), uma trilha sonora cativante e uma jogabilidade imensa. 

Agora, quinze anos após o lançamento deste grande game, “Guardian Heroes” voltará em grande estilo, com uma versão em alta definição e muitas novidades para a Xbox Live. 

Para quem não conhece o jogo ou quer relembrar um pouco da história, aí vai um pequeno resumo:

Em um mundo inspirado em fantasia “tecnomedieval” e habitado por homens, máquinas movidas a magia e seres fantásticos – criado unicamente para se travar infinitas batalhas entre os espíritos do Céu e da Terra – um poderoso feiticeiro governa um reino por trás de um rei fantoche. Neste cenário, um grupo de cinco aventureiros se vê dentro de uma história cheia de traições e batalhas ao encontrar a espada de um poderoso guerreiro, que volta à vida e se alia aos heróis para mais uma vez restabelecer a harmonia entre os seres dos dois mundos.

Os heróis:

Samuel Han: o bárbaro do grupo. Armado de uma poderosa espada de duas mãos, Sam causa, de longe, o maior dano físico entre os personagens principais. Seus ataques combinados precisam de algum espaço para se encaixarem perfeitamente. Por ser um personagem corpo a corpo, Sam praticamente não possui magias, o que o torna pouco prático em combates à distancia. No início do jogo, ele encontra uma poderosa espada que tem o poder de incinerar os oponentes. Como essa imolação pode afetar seus companheiros, tome muito cuidado para a direção que você ataca!

Randy M. Green: um versátil mago-guerreiro. Com um arsenal de magias de fogo e vento, juntamente com seu bastão e seu inseparável mascote Nando – uma espécie de esquilo misturado com coelho, que se transforma em uma bolinha de fogo para ajudar seu dono quando ele precisa – Randy consegue tanto combater corpo a corpo como à distância. É excelente para quem prefere um personagem equilibrado em todas as instâncias de combate. Como suas magias gastam muita mana, é recomendável não abusar delas. No modo Versus, Nando é um personagem selecionável.

Ginjirou Ibushi: um ninja que solta trovões. Ginjirou é um hábil artista marcial com socos rápidos e chutes precisos, dispondo também de magias que potencializam as suas habilidades ninja. Por ser rápido demais, é necessário um bom jogador para controlar Ginjirou, mas, depois de um pouco de prática, ele pode ser um oponente desafiador. Suas magias envolvem ataques elétricos em várias formas, como uma “corrente” de eletricidade que afeta todos os oponentes próximos à sua frente ou uma chuva de trovões que atinge uma grande área do jogo.

Nicole Neil: a clériga. Especialista em magias, Nicole é o “suporte” do grupo, capaz de criar campos de força intransponíveis e transformar o chão aonde pisa em uma piscina com poderes de cura, além de conjurar objetos que parecem “smiles” gigantes que caem do céu. Fraca no combate corpo a corpo, ela precisa permanecer longe do calor da batalha e com a barra de mana cheia para estar sempre pronta para a briga. Ela também é a única do grupo que possui uma magia que consome pontos de vida ao invés de mana, muito útil quando Nicole estiver encurralada.

Serena Corsair: uma “amazona” com poderes de gelo. Selecionável no modo Campanha após completar o jogo uma vez, Serena é uma guerreira protegida por uma armadura. Ela está armada com espada e escudo, o que a torna uma boa para combates corpo a corpo, e ainda possui um grande leque de magias de gelo disponíveis, muito úteis para se congelar oponentes e paralisá-los por alguns instantes. Seu ataque mais poderoso é um canhão de gelo que, em sua potência maior, pode atravessar a fase inteira e causar muito dano ao mesmo tempo em que congela quem for atingido.

O que diferencia este jogo dos demais beat `em ups da época é a oportunidade de se escolher seu destino no final da maioria das fases, desenrolando a história para um caminho diferente a cada nova partida. Outro diferencial é o modo Versus, em que, além dos cinco personagens selecionáveis do Modo Campanha disponíveis, outros personagens podem ser destravados quanto mais fases o jogador for completando no modo Campanha. Mesmo assim, há um detalhe: TODOS os personagens do jogo são selecionáveis neste modo, do reles camponês que apenas aparece andando durante o jogo até um monstro alado gigantesco que solta bolas de fogo dos céus. Estes dois detalhes fazem o jogador querer ficar por horas destravando todos os personagens e vendo todos os finais disponíveis.

A trilha sonora de “Guardian Heroes” é outro aspecto que deve ser mencionado: músicas orquestradas com direito a solos de sax e guitarra dão um tom de classe ao gênero, que nos dias de hoje ainda é pouco explorado pelas franquias.

Uma das novas funcionalidades que esta versão trará será a oportunidade de se jogar partidas online tanto no modo Campanha como no modo Versus, dando mais emoção e dinamismo ao jogo. São poucos aqueles que conseguiram jogar com mais quatro amigos usando aquele acessório para se conectar mais controles, mas agora haverá a chance de se jogar com até doze amigos simultaneamente! 

Para aqueles que já conhecem este game, vale a pena relembrar e fazer o download. Já aqueles que ainda não conhecem, mas curtem o gênero, não vão se arrepender de baixar.